Folha de S. Paulo


Coordenador de sem-teto é novo colunista da Folha

Um dos protagonistas do movimento por moradia popular em São Paulo, o paulistano Guilherme Boulos, 32, integra a partir desta quinta-feira (26) a equipe de colunistas do site da Folha.

Boulos escreverá semanalmente, às quintas-feiras, sobre temas como movimentos populares, reforma urbana e segregação territorial das periferias.

"Qualquer abordagem dos desafios urbanos que não contemple a expulsão dos moradores pobres do centro é uma falsa abordagem. Esse é o principal problema das cidades atualmente e está relacionado a todos os outros, da mobilidade ao saneamento", afirma.

Formado em filosofia pela USP, Boulos é professor de psicanálise e membro da coordenação nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), grupo que intensificou invasões e protestos em São Paulo nos últimos meses pela aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal.

Também atua na Frente de Resistência Urbana, que articula nove movimentos populares do país, e é autor do livro "Por que Ocupamos: uma Introdução à Luta dos Sem-Teto".

Sua primeira coluna, intitulada "Receita para acabar com as ocupações", já pode ser acessada tanto pelo site principal da Folha como pela nova página virtual do colunista: folha.com.br/guilhermeboulos.


Endereço da página:

Links no texto: