Folha de S. Paulo


Trânsito e metrô lotados fazem torcedores perderem início do jogo

O trânsito acima da média em São Paulo e os meios de transporte público lotados frustraram torcedores que tentavam assistir com a família ou com amigos ao segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Roger Miranda, 32, estava preso no trânsito em Pinheiros tentando chegar ao Campo Belo quando soube pelo rádio que o jogo contra o México começaria.

Desistiu então de chegar em casa e aumentou o som do carro. "Parei para prestar atenção no jogo. Está todo mundo louco hoje", disse.

Mais cedo, o casal Márcia Leonardi e Rafael Martins estava otimista quanto a chegar à casa de um amigo no Itaim Bibi, mesmo estando no trânsito da Rebouças a meia hora do início do jogo. "A gente tirou até o dia de folga hoje, acho que vai dar tempo", diz Márcia.

Já Mariele Tomazzela, 29, mora no centro e estava indo de metrô para Pinheiros ver o jogo na casa de uma amiga. "Me surpreendi com essa lotação nesse horário". Com os trens lotados, ela não conseguiu embarcar em dois vagões nos quais tentou entrar.

Perto dali, também presa no trânsito da avenida Rebouças, a estagiária Fabiana Correia desistiu de ir para casa assistir à partida. "Vou procurar um bar por aqui mesmo e ver o jogo, senão vou estar no trânsito até o segundo tempo", diz ela.

Carolina Mendes, 28, que mora em Sorocaba e disse estar desesperada por não conseguir voltar para a casa do irmão, onde acompanharia o jogo. "Fui ao mercado comprar petiscos e encontrei a cidade parada na volta", lamentou.

TRÂNSITO CARREGADO

Nas ruas, o trânsito só voltou ao normal aos 30 minutos do primeiro tempo, quando a cidade registrava 60 km de filas, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O índice, embora dentro da média de um dia comum, é alto considerando-se que boa parte da população já estava fora dos veículos, acompanhando a partida.

Antes de a bola rolar entre Brasil e México, o índice de congestionamento em São Paulo teve um aumento de 586% em apenas duas horas na tarde desta terça.

Às 13h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 44 km de lentidão na cidade. Já às 15h, a companhia marcou 302 km de filas.

No metrô e na CPTM, mesmo com o esquema especial de funcionamento, trens e estações ficaram lotados.

Embora a partida aconteça em Fortaleza a partir das 16h, as duas empresas reforçaram a quantidade de trens no início da tarde.

Passageiros ouvidos pela Folha, porém, relataram não ter conseguido embarcar nos trens da linha 4-amarela, no sentido Luz, e da linha 3-vermelha, no sentido Itaquera, tamanha a lotação.


Endereço da página:

Links no texto: