Folha de S. Paulo


Primeira federal a adotar cotas, UnB expande sistema para a pós-graduação

Dez anos após adotar cotas raciais em seu processo seletivo, a Universidade de Brasília vai expandir essa política de reserva de vagas também para a pós-graduação.

Já neste ano, os departamentos de sociologia e antropologia terão 20% das vagas para estudantes pretos e pardos –de acordo com classificação da universidade– que tentarem o ingresso no mestrado e no doutorado. Haverá ainda uma cadeira para candidato indígena.

Esses alunos terão prioridade para bolsas de estudo.

A partir de 2016, a instituição aumenta para 33% as vagas na graduação reservadas a candidatos com esse perfil –atualmente, são 19%.

"É uma politica para compensar uma longa exclusão. O Brasil tem um passivo de racismo para resolver e, por isso, tem que ter cotas raciais", afirma José Jorge de Carvalho, professor de Antropologia e autor da proposta.

A UnB foi a primeira federal do país a adotar o sistema de cotas. A turma inaugural entrou em 2004.

Desde então, a instituição foi alvo de polêmicas, inclusive com questionamento das cotas no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em 2007, houve o episódio de dois irmãos gêmeos inscritos pelo sistema –um deles foi considerado negro após análise da imagem; o outro, não. No ano seguinte, a fotografia foi substituída por uma entrevista com uma banca.

Há dois meses, a instituição decidiu diminuir a sua política própria de cota racial de 20%, como definido em 2004, para 5%.

Editoria de Arte/Folhapress

A redução foi aprovada porque a lei federal de cotas, de 2012, acabou aumentando as vagas destinadas a pretos e pardos na UnB.

A lei reserva 50% das cadeiras de todas as universidades federais a alunos da rede pública. A partir desse recorte, as vagas devem ser preenchidas de acordo com os percentuais de pretos, pardos e indígenas em cada Estado, segundo o Censo de 2010 do IBGE.

Assim, considerando o perfil da população do Distrito Federal, a proporção de cotas para pretos e pardos na UnB, hoje em 19%, chegará a pouco mais de um terço em 2016, data final para implantar a lei federal.

BALANÇO

Em estudo recente sobre o sistema de cotas, a UnB fez um balanço positivo. Não foi identificada diferença expressiva entre as notas de formandos cotistas e não cotistas.

"Quebramos alguns mitos que existiam no início. Nos dois primeiros anos, havia uma diferença [das notas], mas ela deixou de ser significativa depois disso", afirma Mauro Rabelo, decano de ensino de graduação.

Uma explicação para esse fenômeno, segundo Rabelo, é o estímulo aos alunos que ainda estão na educação básica. A tese é que, ao ver uma chance real de ingresso na universidade, o estudante passa a se dedicar mais.


Endereço da página: