Folha de S. Paulo


Fiscais da Prefeitura de SP começam greve na abertura da Copa

O Savim (Sindicato dos Agentes Vistores de São Paulo) anunciou que estará em greve nesta quinta-feira (12), data de abertura da Copa do Mundo.

Com isso, a Prefeitura de São Paulo deveria ter dificuldades para coibir a ação de vendedores ambulantes e publicidade não regulamentada no entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, e da Fan Fest, no vale do Anhangabaú.

O secretário de Governo da prefeitura de São Paulo, Chico Macena, explicou, no entanto, que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) tem atribuição para coibir a prática e retirar da área do entorno do estádio vendedores não credenciados para atuar no local.

Segundo Maria Benedita Clarete Alves Fortunato, presidente do sindicato, uma reunião que ocorreu com a prefeitura na tarde desta quarta-feira (11) não houve acordo. "A prefeitura pediu para que tivéssemos consideração pela realização da abertura da Copa. Mas não fez nenhuma proposta, então não trabalharemos amanhã", disse ela.

Segundo o sindicato, há 406 fiscais na cidade. O salário base é de R$ 1.640, que chega a cerca de R$ 4.000 com a progressividade e outros benefícios. O último reajuste salarial teria sido concedido em 2007. O sindicato não estipulou o valor do aumento, pois a prefeitura declarou ser impossível o reajuste.

Cerca de 33 agentes vistores trabalhariam em regime especial durante a Copa.

Uma nova assembleia do sindicato deve ser feita no dia 18.


Endereço da página: