Folha de S. Paulo


Viga de obra do Monotrilho cai e mata um em São Paulo

Uma viga de 90 toneladas da obra da linha 17-Ouro do Monotrilho caiu na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo, e matou um operário da construção. Segundo informações da Polícia Militar, outros dois operários foram socorridos em estado grave a hospitais da região.

A peça de sustentação do monotrilho despencou de uma altura de 25 metros, por volta das 16h50, sobre a rua Vieira de Morais, na esquina com a avenida Washington Luís –vias que estavam abertas para a circulação de veículos na hora do acidente.

"O anjo da guarda estava aqui porque, se estivesse passando um ônibus ou um carro na hora, seria muito pior", disse Jair Paca, coordenador da Defesa Civil Municipal.

O autônomo Altair Santos, 46, passou debaixo da viga 40 minutos antes do acidente. "Passa ônibus ali de cinco em cinco minutos", disse.

De acordo com testemunhas, um lado da viga caiu primeiro e outro ficou preso em uma coluna, onde estavam operários. Depois, o outro lado da peça desabou e acabou atingindo o operário Juraci Cunha dos Santos, 27, que morreu no local.

"Achei que era meu prédio que estava caindo, tremeu tudo", disse a costureira Ana Teixeira, 66, que mora em um edifício ao lado da obra.
"Quando desci para ver, um dos operários ainda estava pendurado por uma mão."

A agente de aeroporto Juliana dos Santos Pedro, 25, disse que o resgate operário que ficou pendurado pelos bombeiros durou aproximadamente de 10 minutos.

Até o início da noite, o corpo de Juraci dos Santos continuava na rua. O operário veio do Piauí e trabalhava havia um ano na empresa. "Ele mal aproveitou a vida", disse Antonio Sabino, irmão do operário. "Agora, vamos ver como avisar a nossa mãe".

Uma locadora de veículos ao lado do local do acidente foi interditada pela Defesa Civil. O peso da viga abalou a estrutura de dois andares da locadora, que tem pisos abaixo do nível do asfalto.

Em nota, o Metrô lamentou o acidente e informou que exigiu rápida apuração do Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela construção das vias e formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE Montagens e Projetos Especiais.

O consórcio, também em nota, disse lamentar a morte de Juraci Cunha dos Santos. Ainda segundo o comunicado, uma viga de sustentação que estava sendo ajustada no local caiu.

De acordo com o consórcio, os outros dois funcionários que estavam no local foram socorridos e não correm risco de morte. Uma perícia será feita no local para identificar as causas do acidente.

A nota afirma também que o consórcio "se solidariza com as famílias [das vítimas] e prestará todo o suporte necessário às mesmas."

Em seu perfil no Twitter, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou estar acompanhando o socorro aos feridos e ofereceu solidariedade à família do trabalhador que morreu.

O governador afirmou também estar exigindo providências do consórcio responsável.

Filipe Schmid/Sigmapress/Folhapress
Queda de viga mata um em obra do Monotrilho, na zona sul de São Paulo; outros dois foram socorridos
Queda de viga mata um em obra do Monotrilho, na zona sul de São Paulo; outros dois foram socorridos

A linha 17-Ouro do Monotrilho deverá ter 18 km de extensão, ligando os bairro de Morumbi, Jabaquara e o aeroporto de Congonhas.

Em novembro do ano passado, o risco de queda de uma viga de 25 toneladas em uma obra da Linha 17-Ouro causou a interdição da avenida Jornalista Roberto Marinho por quase sete horas.

Editoria de Arte/Folhapress
Local do acidente da obra do monotrilho, na zona Sul de São Paulo
Local do acidente da obra do monotrilho, na zona Sul de São Paulo

Endereço da página: