Folha de S. Paulo


PF investiga denuncia de orgia em festa na Universidade Federal Fluminense

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar denúncia de suposta orgia sadomasoquista no polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras, região dos Lagos do Rio. Na noite desta segunda-feira (2), agentes fizeram a primeira diligência na unidade.

Em nota, a PF diz que vai apurar as circunstâncias da utilização do patrimônio público federal para a festa realizada na última quarta (28). "Serão ouvidos representantes da universidade e responsáveis pela organização da festa. Também serão realizadas diligencias para identificar outros participantes do evento", informou a polícia.

A UFF também abriu sindicância nesta segunda-feira para investigar o caso. Imagens divulgadas por funcionários em redes sociais mostram jovens se cortando com estiletes e costurando os órgãos genitais de uma participante, na festa do dia 28.

A UFF disse que as jovens não são estudantes da unidade. Segundo a assessoria de imprensa, elas fazem parte de um grupo teatral contratado por um professor do curso de produção cultural.

A encenação, diz a reitoria, foi feita durante festa de confraternização do seminário Corpo e Resistência - 2º Seminário de Investigação & Criação do Grupo de Pesquisas CNPq Cultura e Cidade Contemporânea.

Nas redes sociais, o evento foi chamado de 'Xereca Satânik - A Festa'.

O chefe do Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF, Daniel Caetano, disse que o grupo teatral foi convidado pelo professor e que "nenhum crime foi cometido". Caetano afirmou que não presenciou a performance, mas considera inaceitável a censura, especialmente no ambiente acadêmico.

O reitor, Roberto Salles, só vai se manifestar ao final da sindicância.


Endereço da página: