Folha de S. Paulo


Em pior cenário, água do Sistema Cantareira poderia acabar em outubro

Em uma previsão pessimista, levando em consideração afluências médias mensais iguais a 50% inferiores à mínima histórica, o volume do Sistema Cantareira se esgotaria em outubro deste ano.

A previsão foi apresentada em um comunicado divulgado pelo grupo técnico que assessora a gestão do Sistema Cantareira.

A Sabesp, no entanto, mantém as projeções inicialmente apresentadas, de que o volume é suficiente para o abastecimento até março de 2015.

Em nota, a empresa afirma que o GTAG (Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira) obrigou a companhia a apresentar projeções muito mais pessimistas, que seriam 50% e 75% inferiores à mínima histórica.

"Esta não é a posição da Sabesp. A Companhia mantém seus dados e estimativas antes encaminhadas, que são de que o volume é suficiente para o abastecimento até março de 2015, no ponto alto do período das chuvas. Por fim, é importante anotar que não há qualquer decisão dos reguladores [ANA e DAEE]. Trata-se de mera recomendação do GTAG que será ainda avaliada", diz a nota.

Nesta terça (3), o volume acumulado do Cantareira atingiu 24,6%, sendo 18,5% "volume morto", que passou a ser usado no dia 15 de maio.


Endereço da página:

Links no texto: