Folha de S. Paulo


Com geada, ao menos 21 cidades do sul registram temperaturas abaixo de 0º C

A forte massa de ar frio e seco que atingiu o país derrubou as temperaturas dos três Estados do sul do Brasil. Ao menos 21 cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas negativas.

O frio se concentrou em Santa Catarina, onde 16 cidades registraram temperaturas negativas nesta terça-feira. É o que mostra um levantamento feito pelo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia).

No total, o centro monitora a condição meteorológica em 59 cidades catarinenses.

Divulgação/Prefeitura de Urupema
Urupema(SC)teve geada nesta terça-feira
Urupema(SC)teve geada nesta terça-feira

No Planalto Norte do Estado, das 9 cidades monitoradas apenas duas – Porto União e Mafra – não apresentaram temperaturas abaixo de 0º C. Em Bom Jardim da Serra (226 km de Florianópolis), no Planalto Sul, os termômetros marcaram -5ºC. Por lá houve forte geada.

"Uma intensa massa de ar frio e seco foi responsável pela madrugada mais fria do outono em Santa Catarina", informou o boletim meteorológico. Segundo o Ciram, o frio deve continuar até pelo menos quinta-feira.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura também despencou no Paraná e no Rio Grande do Sul. Diversas cidades dos dois Estados registraram forte geada.

Em São Mateus do Sul (155 km de Curitiba) os termômetros ficaram em -1º C. Em Vacaria (238 km de Porto Alegre), a mínima foi de -2,6º C.

Geou também nas cidades gaúchas de Caxias do Sul e Passo Fundo.


Endereço da página: