Folha de S. Paulo


Em 15 dias, sistema Cantareira soma queda de 1,7 ponto percentual

Quinze dias após o começo da retirada do volume morto –reserva de água armazenada abaixo dos pontos de captação– do sistema Cantareira, o reservatório opera 1,7 ponto percentual abaixo do nível registrado no início da captação. Nesta sexta-feira (30), o sistema registra 25% de sua capacidade total, segundo a Sabesp. No dia 16, o volume armazenado alcançava 26,7%.

O índice de chuva acumulada registrado no local é de 37,3 mm até esta sexta-feira (29). A média para o mês, segundo a Sabesp, é de 83,2 mm.

O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de parte da capital e de municípios da Grande São Paulo. No total, cerca de 9 milhões de pessoas recebem água do Cantareira diariamente. O reservatório ainda atende municípios da região de Campinas, no interior do Estado.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura), não há previsão de chuvas para a Capital e Grande São Paulo na sexta-feira (30) e no sábado (31).

Já no domingo, uma frente fria se propaga em direção ao Sudeste e muda o tempo no Estado. O CGE não descarta o risco de ocorrência de chuva moderada, por vezes forte, sobre a Grande São Paulo e capital.

ECONOMIA

Na quarta-feira (28), após reafirmar que a Sabesp descarta o rodízio de água em São Paulo até o início de 2015, o diretor metropolitano da empresa, Paulo Massato, afirmou que "nós vamos distribuir água com canequinha", se uma crise maior ocorrer no próximo verão.

Na visão do dirigente da estatal, a situação atual está totalmente ligada ao verão extremamente seco registrado nos mananciais do sistema Cantareira, entre o fim do ano passado e o início deste.

O comitê anticrise que monitora a estiagem do sistema Cantareira recomendou que a Sabesp reajuste a vazão do reservatório. De acordo com documento divulgado pela ANA (Agência Nacional de Águas), a quantidade de água que o manancial deverá receber nos próximos meses está em desacordo com o volume que será utilizado.

Segundo a publicação, a Sabesp precisa incorporar um cenário mais "desfavorável" para garantir o abastecimento de água até novembro, período que começam as chuvas de verão. No total mais de 8 milhões de pessoas da Grande São Paulo são abastecidas pelo Cantareira.

A Sabesp retira, em média, 20,5 mil litros por segundo das represas que compõe sistema. No período anterior a estiagem, a captação era de cerca de 30 mil litros por segundo.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: