Folha de S. Paulo


Procuradoria pede prisão e extradição de envolvidos em acidente da Gol

A Procuradoria Geral da República pediu a prisão preventiva e a extradição dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condutores do Legacy que se chocou com um Boeing da Gol em setembro de 2006, provocando a queda da aeronave e a morte de 154 pessoas.

O pedido foi assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo e protocolado nesta semana no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O ministério público federal pede ainda a inclusão dos nomes de Lepore e Paladino na base de dados da Interpol, como foragidos.

Lindôra afirma no pedido que os dois pilotos estão foragidos do Brasil, "já que estão longe do alcance da justiça nacional". Os dois voltaram para os Estados Unidos após o acidente.

À época, os pilotos foram acusados de conduzir o jato Legacy equivocadamente e em desconformidade com o plano de voo, contra a segurança do transporte aéreo.

Ano passado, o STJ reduziu as penas dos dois pilotos de três anos, um mês e dez dias para dois anos e quatro meses de detenção, em regime aberto.

O STJ aceitou os argumentos apresentados pelos pilotos, que recorreram contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A defesa alegou que as penas foram calculadas indevidamente em relação às causas de aumento.


Endereço da página: