Folha de S. Paulo


MPF pede prisão de americanos envolvidos em acidente da Gol

O MPF (Ministério Público Federal) pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a prisão preventiva dos dois pilotos americanos do jato Legacy envolvidos no acidente com o Boeing 737 da Gol, em setembro de 2006, na Serra do Cachimbo, no Mato Grosso.

O jato colidiu com o boeing a 37 mil pés de altitude, o que resultou na morte de 154 pessoas que iam no voo 1907 da Gol.

Em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", publicada nesta terça-feira (27), a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, afirma que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino são considerados foragidos da Justiça.

Condenados desde 2011 a três anos, um mês e dez dias de reclusão em regime aberto, os pilotos, que moram nos Estados Unidos, tiveram em 2013 a pena reduzida para dois anos e quatro meses, também no regime aberto.

Apesar da condenação, os pilotos nunca se apresentaram à Justiça brasileira para prestar esclarecimentos, diz Lindôra, que propõe a extradição dos pilotos ou a transferência do processo para o país onde moram.

"É de se ter em mente que os condenados vêm-se recusando desde 2006 a sujeitar-se à jurisdição do Brasil e demonstram profundo desdém pelas formalidades das ações penais em debate", afirma Lindôra, segundo a reportagem.


Endereço da página: