Folha de S. Paulo


Moradores de bairro em SP instalam câmeras de rua acessadas por celular

Moradores do Jardim Luzitânia, área nobre ao lado do parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, podem monitorar pelo celular como estão as ruas do bairro, o portão de casa, se há movimento estranho na vizinhança.

Para se proteger de assaltos e roubos a residência, um grupo de cerca de 50 pessoas bancou a instalação de um sistema de 15 câmeras, dispostas em pontos estratégicos para monitorar 14 ruas.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Implantado em 2013, o sistema envia imagens para uma central 24 horas de uma empresa de segurança. Ao notar qualquer movimento atípico, a empresa avisa a polícia e os moradores ou envia seguranças para o local.

As mesmas imagens são transmitidas para as TVs dos moradores que aderiram ao plano e para um aplicativo em seus celulares. No celular, é possível escolher a câmera da rua que o cliente quer ver.

Diferentemente da vigilância tradicional, que capta imagens da calçada ou de dentro de casa, o novo sistema é voltado para as vias públicas.

"É similar ao que as câmeras da CET ou da polícia fazem", explica Marcelo Lancellotti, diretor da WL Segurança Eletrônica.

No Jardim Luzitânia, o custo é de R$ 150 a R$ 200 por mês para cada um dos 50 pagantes, sem investimento inicial.

A instalação de câmeras é regular, desde que não sejam usadas estruturas públicas, como postes. No bairro, os equipamentos são presos aos muros das residências.

O engenheiro Felipe Figueiredo, 36, diz que aderiu ao sistema como um "complemento de segurança" –a casa dele já tem câmeras internas e cerca elétrica.

Há cinco anos, na segunda vez que sua casa foi roubada, Figueiredo acordou com um revólver na cabeça, o que deixou a família traumatizada.

"Sou apreciador desses recursos, já utilizo nos meus escritórios. Sou adepto dessas tecnologias e vejo que me ajudam muito no dia a dia", diz.

Em abril, o Jardim Luzitânia ficou no grupo dos distritos (36º DP - Vila Mariana) com a segunda menor taxa de roubos de São Paulo (entre 101 e 200 casos).


Endereço da página:

Links no texto: