Folha de S. Paulo


São Paulo registra o maior congestionamento da história

A cidade de São Paulo registrou o maior congestionamento da história no início da noite desta sexta-feira (23). Às 19h, o sistema de monitoramento da CET registrava 344 km de lentidão, o que representa 39,6% das vias monitoradas pela companhia. A média para o horário é de 25,1%.

Às 18h55, a marginal Tietê estava praticamente toda congestionada no sentido Ayrton Senna. O tráfego lento estava concentrado desde a rodovia Castello Branco até a ponte Aricanduva, cerca de 21 km, nas pistas expressa e local.

A CET informou que os principais motivos para o congestionamento recorde são a chuva e o excesso de veículos em uma noite de sexta-feira, quando o tráfego de veículos já é maior. Não há nenhum acidente de grande relevância na capital paulista.

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
Com 344 km, São Paulo registra a maior lentidão da história; o corredor norte-sul (foto) registrou 9 km de filas
Com 344 km, São Paulo registra a maior lentidão da história; o corredor norte-sul (foto) registrou 9 km de filas

A marginal Pinheiros também apresenta muitos problemas neste início de noite. Por lá, no mesmo horário, havia ao menos 17 km de congestionamento desde a ponte Transamérica até o acesso ao Cebolão.

O recorde anterior havia sido registrado no dia 14 de novembro de 2013, véspera de feriado. Naquela oportunidade, 309 km de ruas e avenidas ficaram congestionadas às 19h.

A região onde está concentrado o maior número de ruas e avenidas congestionadas em São Paulo é a zona sul. De acordo com a CET, são 113 km de vias com algum tipo de lentidão. Completam o ranking, a zona oeste com 86 km de congestionamento e a zona leste com 54 km de lentidão.

PELA MANHÃ

Pela manhã a cidade também registrou problemas no trânsito. De acordo com a CET, às 9h30 a cidade tinha o segundo maior congestionamento do ano, com 157 km de ruas e avenidas congestionadas. O recorde anual para o período da manhã foi alcançado na última quinta-feira (23).

O maior trânsito da história no período da manhã foi registrado no dia 23 de maio de 2012 quando a cidade teve 249 km de ruas e avenidas congestionadas.


Endereço da página: