Folha de S. Paulo


Cresce o número de assaltos nas comunidades do Rio com UPPs

O ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgou, nesta segunda-feira (19), os dados sobre incidências criminais nas áreas das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), no Rio. Entre os índices considerados estratégicos pelo governo estadual houve redução nos casos de letalidade violenta, mas cresceu o número de roubos de veículos e roubo a pessoas nas comunidades ocupadas.

Das 37 instaladas, o ISP apresentou dados referentes a 30 UPPs.

A letalidade violenta que é a soma dos homicídios dolosos (intencionais), o latrocínio (roubo seguido de morte) e as lesões que levam à morte registrou uma redução de 18 casos. Em 2013 foram 50 vítimas, enquanto em 2012 foram 68 pessoas assassinadas em áreas de UPP.

Nas ruas das comunidades foram registradas um aumento no número de roubos de veículos da ordem de 5,8%. Em 2013 foi 73 veículos roubados, contra 69 em 2012.

No caso de roubo de rua, os índices cresceram 7%. Foram 213 assaltos em 2012, enquanto em 2013 foram registrados 228 crimes desse tipo nas comunidades ocupadas.

Os dados das UPPs são divulgados após um ano completo após a data de implantação da UPP. Os dados da unidade pacificadora tratam de um ano antes da instalação da UPP, no período de instalação e no ano seguinte à ocupação da comunidade pela unidade policial.


Endereço da página: