Folha de S. Paulo


Haddad diz que polícia agiu de maneira correta na Virada Cultural

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), avaliou positivamente o resultado da Virada Cultural 2014, realizada neste final de semana. Segundo ele, a programação foi aprovada pelo público e a violência registrada foi combatida de forma efetiva pela Polícia Militar.

"Sobre a questão da violência, sobretudo na madrugada, a informação que eu tive do Juca Ferreira, secretário de Cultura, é de que a polícia atuou firmemente e no estrito cumprimento do dever e da legalidade. Ou seja, esteve presente e colocou sua autoridade."

Haddad destacou que, para ele, a Virada Cultural faz parte de um processo de combate da violência através da promoção da cultura.

"Para nós é importante que a polícia tenha se feito notar e tenha agido para coibir os abusos de uma cidade que nós sabemos que enfrenta uma questão grave de segurança pública, mas é com mais cultura que nós vamos corrigir esse problema, e não com menos."

Segundo ele, não há discussões em andamento para mudanças no formato atual da Virada.

"A programação e a logística da Virada foram fechadas com a Polícia Militar. Nós trabalhamos a quatro mãos. Nós queremos manter a Virada e eu entendo que é com mais cultura que nós vamos corrigir essa questão. A cidade, como disse o Juca Ferreira, tem uma problema de segurança todo ano e não é por conta disso que você vai deixar de fazer um ato da dimensão da Virada que traz gente do interior de São Paulo, de outros Estados para curtir a cidade."

A reportagem da Folha presenciou pelo menos 18 casos de arrastão na madrugada de sábado (17) para domingo (18), em diferentes pontos da região central.

A Polícia Militar fez 108 detenções, segundo balanço divulgado pela assessoria de imprensa da PM na tarde desta segunda-feira (19). Na Santa Casa, 80 pessoas foram atendidas durante o festival. Três pessoas foram baleadas e uma, esfaqueada. Elas estão estáveis. A instituição fez uma recontagem nesta segunda (19) -antes, havia divulgado que duas pessoas haviam sido baleadas e outras duas esfaqueadas.

CHUVA

Além da violência, a Virada também foi prejudicada pela chuva que caiu em São Paulo no final da tarde de domingo (18). Muitos shows tiveram que ser cancelados por causa do temporal. Apesar disso, segundo o prefeito, a avaliação do público foi positiva.

"No que concerne à prefeitura, eu acho que foi feito um excelente trabalho pelas Secretarias de Cultura e de Serviços. A programação foi aprovada pelas pessoas com quem eu conversei. A minha impressão é de que os frequentadores aprovaram a Virada, tanto do ponto de vista da programação, quanto da iluminação e limpeza."

A prefeitura esperava público superior a 4 milhões de pessoas na Virada deste ano. A abertura foi feita pela banda Ira!. O investimento total no evento foi de R$ 13 milhões, dos quais R$ 1 milhão investido pela Petrobras, patrocinadora dessa edição.


Endereço da página:

Links no texto: