Folha de S. Paulo


Rua na Aclimação continua tomada por gelo 20 horas após a chuva

A Prefeitura de São Paulo já havia retirado mais de cem toneladas de gelo das ruas na Aclimação, na região central, até o meio-dia desta segunda-feira (19). Cerca de 20 horas após a chuva de granizo de domingo (18), crianças brincavam com o gelo acumulado.

"Viemos aqui para acabar com a brincadeira das crianças", brincou o subprefeito da Sé, Alcides Amazonas. Segundo ele, até as 11h seis equipes já haviam retirado mais de 14 caminhões, cada um com oito toneladas.

A previsão do subprefeito é que as equipes continuassem retirando o gelo do bairro até as 16h. A rua mais afetada foi a Pedra Azul, perto do parque.

"Já trouxe o meu filho aqui de manhã e agora ele quis voltar com uma amiguinha", disse a administradora Cely Malheiro, 38. O filho dela, de 7 anos, se divertia sobre as montanhas de gelo que uma escavadeira ia juntando.

Por volta do meio-dia, quando várias crianças começaram a sair da escola, a guerra de gelo ficou mais acirrada. Muitos, porém, nem foram para a aula.

"Minha mãe tentou sair para me levar de manhã, mas com tanto gelo não dava", disse o estudante Natan Benato, 18, que aproveitou para curtir o dia com os amigos a atmosfera de inverno que tomou conta do bairro.

O gelo foi tanto que matou os peixes do lago do Parque da Aclimação. De acordo com nota da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, "as espécies são sensíveis a mudanças climáticas e o excesso de gelo no lago alterou bruscamente a temperatura da água."

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quarta-feira o tempo deve ficar estável, com poucas nuvens e sem chuva forte. Na quinta-feira, uma frente fria se aproxima do sul do Estado e deve provocar pancadas de chuva e diminuição nas temperaturas.

Editoria de Arte/Folhapress

ATENÇÃO

Por causa da chuva, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou toda a capital em estado de atenção das 16h30 às 17h35 de domingo (18). Houve nove pontos de alagamento.

Outros bairros atingidos por granizo foram Mooca, Vila Mariana, Bela Vista, Consolação e Vila Andrade.

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, o granizo foi provocado por uma frente fria que passava pelo oceano combinada ao ar mais frio na camada média atmosférica –com cerca de 5 km de altura. Isso contribuiu para a formação de nuvens carregadas, que desenvolveram as pedras de gelo.

O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos. Dois aviões chegaram a arremeter -um deles para Viracopos. Em Cumbica, os pousos cessaram por meia hora. Duas aeronaves foram deslocadas para outros aeroportos.

Alagada, a rodovia Régis Bittencourt teve a pista no sentido São Paulo fechada por 15 minutos no km 272, na altura de Taboão da Serra. A Raposo Tavares teve uma queda de barreira no km 30, na região de Cotia.
Com nível de 26,4% no domingo, o sistema Cantareira foi atingido pela chuva, mas o novo percentual -que definirá se houve mudança- será divulgado hoje.


Endereço da página:

Links no texto: