Folha de S. Paulo


Após chuva, Prefeitura de SP remove gelo de ruas na Aclimação

A Prefeitura de São Paulo começou a remover na manhã desta segunda-feira o gelo acumulado em ruas da Aclimação, zona sul da cidade. O gelo ocupou vias da região após uma chuva de granizo

Na rua Pedra Azul, um das principais do bairro, uma grande quantidade de gelo impedia na manhã de hoje o tráfego de veículos pela via. Um trator da prefeitura precisou remover o gelo.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) enviou agentes para orientar o trânsito na região.

Por causa da chuva, ontem o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou toda a capital em estado de atenção das 16h30 às 17h35. Houve nove pontos de alagamento.

Outros bairros atingidos por granizo foram Mooca, Vila Mariana, Bela Vista, Consolação e Vila Andrade.

Moradora da Aclimação desde que nasceu, a coordenadora de RH Samantha Sequetin, 28, nunca havia visto o bairro daquele jeito. Após a chuva, ela foi até as imediações do parque da Aclimação, fez uma "selfie" com o namorado e afundou os pés no granizo até o tornozelo.

"As crianças estavam fazendo montinhos com as mãos e atirando. Ficou lotado", afirmou.

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, o granizo foi provocado por uma frente fria que passava pelo oceano combinada ao ar mais frio na camada média atmosférica –com cerca de 5 km de altura. Isso contribuiu para a formação de nuvens carregadas, que desenvolveram as pedras de gelo.

O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos. Dois aviões chegaram a arremeter –um deles para Viracopos. Em Cumbica, os pousos cessaram por meia hora. Duas aeronaves foram deslocadas para outros aeroportos.

Alagada, a rodovia Régis Bittencourt teve a pista no sentido São Paulo fechada por 15 minutos no km 272, na altura de Taboão da Serra. A Raposo Tavares teve uma queda de barreira no km 30, na região de Cotia.
Com nível de 26,4% no domingo, o sistema Cantareira foi atingido pela chuva, mas o novo percentual –que definirá se houve mudança– será divulgado hoje.

Nos primeiros 18 dias de maio, o reservatório recebeu apenas 0,7 milímetros de chuva. O acumulado é muito inferior a média histórica do mês, que é de 84 milímetros.


Endereço da página:

Links no texto: