Folha de S. Paulo


Ao lado do Itaquerão, centenas fazem ato contra exploração sexual infantil

A 25 dias da Copa, centenas de adultos e crianças fizeram uma manifestação contra exploração sexual infantil nas imediações do Itaquerão, estádio que sediará a abertura do Mundial, na zona leste de São Paulo.

O ato aconteceu na manhã deste domingo (18), poucas horas antes do único jogo-teste que inaugurará a arena antes da Copa, entre Corinthians e Figueirense.

Segundo os organizadores, mais de 500 pessoas participaram da manifestação, entre elas cerca de 120 crianças. Os manifestantes montaram um gol e penduraram bonecas na rede.

Eles lançaram um manifesto, integrado a uma campanha nas redes sociais chamada #Levanteessabola, para alertar contra a exploração sexual infantil durante a Copa, que pode aumentar com a vinda de turistas ao país.

"Dados da Childhood, entidade sueca que trata da exploração de crianças, apontam que durante a Copa da África do Sul, o crime sexual contra criança aumentou em cerca de 63% e na Alemanha, 28%", diz o documento.

Participaram da manifestação ativistas, entidades –como a Casa de Assistência Filadélfia e a associação Bola na Rede– e políticos –como a vereadora Patrícia Bezerra e o deputado estadual Carlos Bezerra Jr., ambos do PSDB. A cantora Xuxa –que, em 2012, afirmou que sofreu abuso sexual na infância em entrevista ao "Fantástico"– entrou em campo no Itaquerão para defender a causa.

Hoje, 18 de maio, é considerado o dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em todo ano, denúncias anônimas a crimes contra menores podem ser feitas 24 horas por dia, pelo Disque 100.


Endereço da página:

Links no texto: