Folha de S. Paulo


Produtores montam barracas na calçada contra fim de feira orgânica

Não vai ter feira. Foi esse o aviso que receberam os produtores que vendem seus legumes e verduras orgânicos no modelódromo do parque Ibirapuera aos sábados. A determinação chegou na sexta à tarde quando caminhonetes já estavam carregadas com os vegetais recém-colhidos e preparados especialmente para o evento semanal, dizem os agricultores.

"Eu colhi cenouras pequenas, antes de estarem prontas, só para que não faltassem na feira", afirma a agricultora Gisele Dias, 45, que tem sítio em Caucaia do Alto, em Cotia. Ela teve menos sorte que os outros produtores: nem avisada foi, diz.

Para não ter que jogar toda a colheita e uma grossa fatia da renda mensal no lixo, os produtores, articulados no Facebook, decidiram montar suas barracas ao lado do próprio modelódromo, na rua, já que os clientes estariam no local. Ao mesmo tempo, essa foi a forma que encontraram para protestar contra a decisão da secretaria dos Esportes, gestora do espaço. Aproveitaram para coletar assinaturas pela causa.

Luciana Coelho/Folhapress
Após proibição da feira orgânica, produtores montam barracas do lado de fora do parque Ibirapuera, em SP
Após proibição da feira orgânica no Ibirapuera, em SP, produtores montam barracas na calçada

A Secretaria Municipal de Esportes afirma que os produtores foram comunicados há seis meses que deveriam buscar nova alternativa de local. Segundo a pasta, o parque das Bicicletas, em Moema (zona sul), havia sido oferecido como alternativa neste sábado excepcionalmente. Outra opção dada, informa, seria os feirantes obterem da Subprefeitura da Vila Mariana autorização para montar a feira na rua Curitiba, em frente ao modelódromo.

Feirantes afirmam que a feira foi de fato montada no parque das Bicicletas, mas na semana passada, e que não receberam aviso para fazê-lo desta vez. No local alternativo, dizem ter vendido menos de 50% do habitual.

Um dos promotores da feira, o geógrafo Arpad Spalding, 34, afirma que, depois que Supervisão Geral de Abastecimento migrou da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras para a Secretaria do Trabalho e Emprego, o convênio que estabelecia a feira não foi renovado pela pasta do Esporte.

Frequentadora assídua do evento, a aposentada Paula de Carvalho, 57, ficou "indignada" com o cancelamento oficial. "Não tem nem como justificar. No espaço em que faziam a feira, só tem três cachorros. Tá um lugar meio abandonadão."

A feira é uma ação conjunta de sete associações de agricultura orgânica: Associação Biodinâmica de Botucatu, Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, Associação de Agricultura Orgânica, Instituto Kairós, SlowFood, Fundação Mokiti Okada Internacional e Cooperapas. A última é a cooperativa dos agricultores de áreas de proteção ambiental da cidade de São Paulo. O acordo entre as secretarias para a criação do evento se deu há pouco menos de um ano, afirma Spalding, e desde então a feira ocorria normalmente no espaço.


Endereço da página: