Folha de S. Paulo


Força Nacional e Polícia Rodoviária perdem em enchente 116 carros da Copa

O Ministério da Justiça corre contra o tempo para repor 116 veículos da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da Força Nacional, em serviço no Rio, que se perderam com as chuvas que atingiram a cidade em 12 de dezembro passado. Os carros e motos seriam usados no patrulhamento de estradas durante a Copa do Mundo.

Todos estavam no pátio da sede da PRF no Jardim América, bairro na zona norte da cidade. O prejuízo é avaliado em cerca de R$ 20 milhões.

A chuva pegou os policiais no local de surpresa. Em pouco mais de duas horas, viaturas policiais e veículos particulares dos inspetores da PRF ficaram submersos. A água chegou a 2,20m de altura.

A pouco mais de 30 dias do evento, as duas instituições ainda aguardam a reposição dos veículos. A Folha apurou que a alternativa deverá ser a transferência para o Rio de carros de outros Estados, onde não haverá jogos do Mundial.

A Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge) informou que "não é prevista nenhuma nova aquisição de veículos para a Copa do Mundo". A PRF não se pronunciou sobre o caso.

De acordo com Maurício Panisset, comandante do grupamento da Força Nacional que ocupa o morro Santo Amaro, na zona sul do Rio, a corporação perdeu 50 carros modelo Nissan Frontier.

Já a PRF perdeu 66 veículos. Destes, 27 eram motos Harley Davidson; seis eram carros descaracterizados e os 33 restantes, de patrulhamento nas estradas.

O prejuízo poderia ter sido ainda maior. O piloto de um helicóptero da PRF precisou nadar na água barrenta para salvar a aeronave.

Até esse momento, 200 homens da Força Nacional que ocupam o Santo Amaro desde maio de 2012 usavam as instalações da PRF, no Rio, como alojamento. Depois da inundação, a tropa foi transferida para outro local, debaixo de um viaduto em Laranjeiras, próximo ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio.


Endereço da página:

Links no texto: