Folha de S. Paulo


Polícia prende suspeito de participar de linchamento em Guarujá

A Polícia Civil deteve na tarde desta terça-feira (6) um suspeito de bater com um pedaço de madeira na cabeça da dona de casa Fabiane de Jesus, 33, em Guarujá (no litoral de SP). O homem foi detido no bairro Morrinhos, onde o linchamento ocorreu.

Policiais que acompanharam o depoimento disseram que ele confessou participação no crime. "Eu também tenho filhos. Achei que era verdade", afirmou o suspeito identificado como Valmir Dias Barbosa, 47, segundo a polícia.

Joel Silva/Folhapress
Fabiane Maria de Jesus, 33, morreu após ser espancada por moradores de Guarujá (SP)
Fabiane Maria de Jesus, 33, morreu após ser espancada por moradores de Guarujá (SP)

O delegado responsável pelo caso pediu a prisão temporária dele, por 30 dias. Segundo pessoas que acompanharam o suspeito à delegacia, ele trabalha como eletricista.

Fabiane foi agredida por um grupo de moradores, no último final de semana, após ser apontada como praticante de magia negra e responsável por sequestros de crianças. A polícia local, no entanto, diz não haver indícios de que tenham ocorrido esses sequestros.

A agressão a Fabiane foi filmada e flagrou o momento em que um homem a atinge com um pedaço de madeira.

Outras pessoas também foram filmadas na ocasião agredindo a moça ou assistindo ao linchamento. Algumas também gritavam para que os agressores parassem.

Jonas Tiago Andrade, 27, é uma das pessoas identificadas pelo vídeo. Ele estava na delegacia para ser interrogado como testemunha na tarde desta terça-feira. Ele disse que considera uma "injustiça" Valmir pagar sozinho pelo crime.

Carla Rosane Cunha Vieira, 47, também estava na delegacia acompanhando as filhas que prestariam depoimento à polícia. Ela disse que a história de que havia uma sequestradora de crianças circulava há um mês na internet e "Guarujá inteiro" já tinha ouvido falar dela.

Foi Carla quem recuperou a Bíblia que Fabiane levava quando foi linchada e diz que entregou o livro à família da vítima. O boato, segundo ela, era que se tratava de uma Bíblia satânica, mas era uma Bíblia comum.

Até o início da noite, duas testemunhas já tinham sido ouvidas e outras ainda aguardavam para prestar depoimento sobre o caso à polícia.

O administrador da página "Guarujá Alerta", perfil noticioso no Facebook que divulgou o retrato falado da suposta sequestradora de crianças, é uma das pessoas já ouvidas. Ele afirmou à polícia que retirou a imagem do ar após perceber que o caso se tratava de um boato, segundo sua defesa.

O nome do administrador da página não foi divulgado. Segundo seu advogado, Diego Scarpa, a defesa solicitou segredo de justiça porque ele teria recebido "mais de mil comentários com ameaças" na rede social.

MEDO NA COMUNIDADE

Bruno dos Santos, que é vigia do cemitério onde Fabiane foi enterrada na manhã de hoje e morador do bairro Morrinhos, confirmou que havia um mês o boato sobre a sequestradora de crianças assustava a comunidade.

"Minha mulher estava com medo de deixar nossas filhas na escola", disse. As meninas têm 4, 6, 11 e 12 anos de idade.


Endereço da página:

Links no texto: