Folha de S. Paulo


Enterro de mulher morta após boato vira comoção em Guarujá (SP)

Pelo menos uma centena de pessoas acompanhou na manhã desta terça-feira (6) o enterro da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33, morta após ter sido espancada na periferia de Guarujá (a 86 km de São Paulo).

Depois da cerimônia, uma minipasseata foi realizada no entorno do cemitério, localizado no bairro de Morrinhos, onde ocorreu o crime. Cartazes pedindo justiça foram levados por amigos e parentes da vítima.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Aline Francisca Barbosa, 24, amiga de infância, deixava sua filha de 1 ano com a vítima
Aline Francisca Barbosa, 24, amiga de infância, deixava sua filha de 1 ano com a vítima

Fabiane foi linchada por moradores após eles acharem que ela sequestrava crianças para a realização de rituais de magia negra. De acordo com a Polícia Militar, contudo, não há nenhum indício de que a dona de casa tenha praticado tal crime.

"Essa história de sequestro e magia negra não existe. Como podem ter feito isso com ela?", disse hoje de manhã José Nildo Alves das Neves, cunhado de Fabiane. Segundo ele, 400 pessoas participaram do enterro -um funcionário do cemitério falou em cem.

Um vídeo entregue à Folha pelo advogado da família mostra Fabiane levando paulada e sendo agredida por alguns moradores de Morrinhos quando ainda estava viva.

Nas imagens, uma pessoa levanta a cabeça de Fabiane puxando pelos cabelos e a joga contra o chão. Ainda com o corpo da dona de casa estendido no chão, outro morador passa com o pneu de uma bicicleta por cima dela.

A paróquia São João Batista, frequentada por Fabiane, mandou uma coroa de flores para o enterro. Cartazes pedindo justiça traziam fotos da dona de casa e diziam "injustiça", "inocente" e "mãe de família".

BOATOS PELA INTERNET

A acusação de que a dona de casa sequestrava crianças partiu de um site na internet. Um retrato falado com uma suspeita levou os moradores a desconfiarem de Fabiane, segundo o advogado da família, Airton Sinto. Ela foi agredida e seu corpo foi amarrado e arrastado, no último sábado (3), no meio de uma multidão que acompanhou o linchamento.

Sinto atribuiu a divulgação do retrato falado ao perfil "Guarujá Alerta", um perfil no Facebbok. A polícia informou ontem que a história de sequestro de crianças e magia negra é falsa. Segundo o delegado Luiz Dias Jr., a informação sobre "loiras que sequestravam crianças foram veiculadas em São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados".

No vídeo divulgado pela Folha nesta segunda-feira (5), algumas pessoas ainda pedem para os agressores pararem. "Não faz isso, não. Não faz isso, não!", repetiu uma mulher.

Naquele mesmo dia (3), a dona de casa foi levada para o Hospital Santo Amaro, também na cidade do litoral paulista, em estado gravíssimo. Ficou internada na UTI até ontem, quando não resistiu e morreu.


Endereço da página:

Links no texto: