Folha de S. Paulo


Diretor do Ipea substitui Marcelo Neri na presidência do instituto

No lugar de Marcelo Neri, que deixa a presidência do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Avançada) para assumir efetivamente o cargo de ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, foi escolhido Sergei Soares, atual diretor de Estudos e Políticas Sociais do instituto.

A informação de sua escolha para o posto está em nota no site da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Segundo o Ipea, Soares não foi efetivado como presidente, e sim nomeado como substituto. Ele acumulará a função com a de diretor.

Soares foi escolhido há menos de um mês para ocupar a vaga deixada por Rafael Guerreiro Osorio, que pediu exoneração do cargo de diretor de Estudos e Polícias Sociais depois de detectado erro na pesquisa "Tolerância Social à Violência contra as Mulheres".

A pesquisa, divulgada no fim de março, revelou inicialmente que 65% dos brasileiros concordam com a frase "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Dias depois, o instituto corrigiu o número para 26%, alegando troca de tabelas.

Formado em física pela PUC do Rio de Janeiro, mestre e doutor em economia pela UnB (Universidade de Brasília), Soares já trabalhou no Ministério da Educação e no Banco Mundial na área de educação.

Soares assume a vaga deixada por Marcelo Neri, que foi efetivado nesta segunda-feira no cargo de ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Neri vinha acumulando as funções de presidente do Ipea e de ministro interino da secretaria desde março de 2013. Uma vez nomeado oficialmente para comandar a pasta, não pode exercer dois cargos efetivos.


Endereço da página:

Links no texto: