Folha de S. Paulo


Ministra diz que 'quem tem que falar de racionamento de água é SP'

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta segunda-feira (5) que "quem tem que falar de racionamento [de água] é o governo de São Paulo" e que o assunto vai ser discutido "tecnicamente".

"Chegou a 10% pela primeira vez e caindo. A situação é sensível, uma situação que chama atenção porque está muito abaixo das mínimas históricas do reservatório. Nós do governo federal, a ANA (Agência Nacional das Águas) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) temos nos colocado sempre como parceiros do governo do Estado de São Paulo, que é responsável pela operação do Sistema Cantareira, também responsável por toda a segurança hídrica", afirmou.

Danilo Verpa/Folhapress
Homem caminha em trecho seco de rio que abastece o sistema Cantareira na Grande São Paulo
Homem caminha em trecho seco de rio que abastece o sistema Cantareira na Grande São Paulo

"Se vai ter racionamento ou não, isso é de quem opera o sistema. Temos que preservar com o governo de São Paulo a segurança hídrica, os investimentos necessários para dar essa segurança hídrica", disse a ministra.

Segundo ela, estão sendo feitas reuniões entre os governo de São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais para discutir o uso da água do rio federal Paraíba do Sul.

O assunto virou tema da pré-campanha à sucessão estadual e já foi usado pelo ex-ministro Alexandre Padilha, postulante do PT ao governo, para atacar a "falta de planejamento" dos governos tucanos.


Endereço da página: