Folha de S. Paulo


Nível do sistema Cantareira chega a 10%

O nível do sistema Cantareira atingiu a marca de 10% de sua capacidade total nesta segunda-feira (05). Desde a última semana, o manancial opera abaixo de 11%, marca atingida pela primeira vez na história segundo a Sabesp.

O índice é considerado crítico. Um relatório recente da Organização Meteorológica Mundial, ligada à ONU, indica a chance de este inverno ser mais chuvoso no Sudeste brasileiro, mas especialistas veem a previsão com cautela, já que as precipitações mais fortes viriam apenas em agosto e setembro.

Até lá, o nível do sistema Cantareira pode chegar ao limite, com risco de desabastecimento para cerca de 8 milhões de moradores da Grande SP.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, diz que o nível do Cantareira subirá 18,5% quando o "volume morto" (reserva de água na zona mais funda das represas) começar a ser utilizado, em 15 de maio.

Até isso acontecer, a previsão de chuvas em São Paulo é quase zero. Segundo a Somar Meteorologia, deve chover apenas 1 milímetro até o próximo dia 12.

Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Num temporal forte na capital paulista, chove até 60 mm em uma hora.

RACIONAMENTO

No domingo (4), em entrevista após a abertura da 18ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou a possibilidade de implantar racionamento de água na capital paulista em 2014.

Segundo o secretário Arce, a sobretaxa de 30% na conta de água vai valer a partir de junho para quem gastar qualquer gota a mais em relação à média mensal de consumo de 2013.

O secretário admite que São Paulo não conseguiu, nos últimos dez anos, diminuir a dependência do sistema Cantareira. O Estado é governado pelo PSDB desde 1995.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: