Folha de S. Paulo


Um dia antes de Parada Gay, lésbicas e bissexuais fazem manifestação em SP

Cerca de mil pessoas participam neste sábado (4) da 12ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, que partiu da av. Paulista em direção ao largo do Arouche (centro). O número foi informado por integrantes da Polícia Militar no local.

A manifestação, cujas concentrações tiveram início às 14h na praça do Ciclista e no vão livre do Masp, reivindica a "igualdade de direitos e combate ao machismo, lesbofobia, bifobia, transfobia e racismo", como informado na página do evento no Facebook.

Ao som de rimas como "doutor, eu não me engano, quem tá doente é o Feliciano [Marco Feliciano, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara]", "pula, sai do chão, quem é feliz e sapatão" e "a nossa luta é todo dia, contra o machismo e a lesbofobia", às 16h as duas passeatas se juntaram na rua Augusta para alcançar seu ponto final.

Lá, de acordo com a organização, serão realizadas apresentações musicais e outras atividades a partir das 17h30.

DIA PRÓPRIO
Segundo militantes ouvidas pela reportagem, a opção por protestar em dia diferente ao da Parada Gay se deu pelo fato de esta, ainda que englobe questões lésbicas, estar mais representada por causas envolvendo homens gays.

"As mulheres são contempladas na Parada, mas fazemos em um dia separado para dar mais visibilidade ao movimento", explica Thandara dos Santos, 25, uma das organizadoras.

A ideia da mobilização deste sábado é chamar mais atenção para o movimento feminista e contra a "lesbifobia", termo que engloba as palavras lésbica e bissexual.

Uma das organizadoras do evento, Marcia Cabral, 40, diz que a Caminhada busca combater a lesbifobia, o racismo e o machismo. "Essas são as principais causas de sofrimento da humanidade". Cartazes também pediam por um estado laico e pela aprovação da PLC 122, que criminaliza a homofobia. De apartamentos no trajeto, pessoas balançavam cobertores e bandeiras coloridas.

A 18ª Parada do Orgulho LGBT terá início às 10h deste domingo (4) em frente ao prédio da TV Gazeta, na av. Paulista.

O evento contará com 14 trios elétricos. Um deles terá como destaque a atriz Lea DeLaria, da série americana "Orange Is the New Black".


Endereço da página:

Links no texto: