Folha de S. Paulo


Sabesp terá de reduzir em 10% retirada de água do Cantareira para Grande SP

Pela segunda vez neste ano, o órgão técnico que estabelece a quantidade de água que pode ser retirada do sistema Cantareira determinou que a Sabesp reduza em 10% a captação para abastecer a Grande São Paulo.

Hoje, o sistema Cantareira chegou a apenas 10,7% da água que é capaz de guardar, o pior nível de sua história.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (30) no comunicado mensal elaborado pela ANA (Agência Nacional de Águas) em conjunto com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O limite, que era de 24,8 metros cúbicos por segundo, caiu para 22,4 metros cúbicos por segundo, para atender 17 milhões de moradores da região metropolitana de SP.

Os números se referem a cinco das seis represas do sistema Cantareira. Segundo a ANA, desta vez, não foi fixado um limite de retirada para a represa Paiva Castro, que em abril retirou em média 3,7 m³/s.

Em março, quando se consideraram todas as represas, a retirada máxima do sistema Cantareira para a Grande SP foi fixada em 27,9 m³/s, considerando uma média de 3,1 m³/s para Paiva Castro.

Os técnicos federais e do Estado afirmam que a redução não é significativa. Uma nova avaliação do limite máximo de retirada, no entanto, será feita daqui a 15 dias, e não a cada 30 dias, como vinha acontecendo.

O comunicado também determina que deverá ser definido, nos próximos meses, um limite para o uso do chamado "volume morto" dos reservatórios.

Essa água, que fica no fundo das represas, é a esperança do governo para continuar a abastecer a população pelo menos até o mês de novembro, quando se espera que volte a chover sobre o sistema Cantareira.

O mês de abril terminou com as chuvas dentro da média histórica para o mês, tradicionalmente seco. Choveu 85,7 mm sobre o Cantareira, ante uma média histórica de 89,3 mm.

Com isso, não foi possível recuperar o nível dos reservatórios, que está em queda desde meados de 2013. A tendência é que ocorra o mesmo em maio.


Endereço da página:

Links no texto: