Folha de S. Paulo


81% reduzem consumo de água em SP; programa de bônus é estendido

O governo paulista afirmou nesta quarta-feira que 81% dos consumidores abastecidos pelo sistema Cantareira reduziram o consumo de água no mês de abril, além disso, 39% conseguiram o bônus de 30% prometido a quem conseguisse economizar até 20%.

A afirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, que também anunciou a expansão do plano de bônus para mais 11 cidades.

As cidades são: Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré Paulista, Joanópolis, Vargem, Pinhalzinho, Paulínia, Itatiba, Morungaba, Monte Mor e Hortolândia. O benefício para esses novos municípios começará a valer amanhã (1º).

O Cantareira é responsável pelo abastecimento de parte da capital, municípios da Grande São Paulo, e cidades da região de Campinas, no interior do Estado. No total mais de 8 milhões de pessoas recebem água do sistema diariamente.

O desconto pela diminuição do consumo atingiu inicialmente os usuários do sistema Cantareira, mas foi ampliado posteriormente. A medida faz parte de uma estratégia do governo para evitar o racionamento ao menos até outubro -mês em que ocorrem as eleições e, historicamente, a volta das chuvas.

Para especialistas, a expansão do bônus, apesar de positiva, não evita o risco de racionamento. "Pela situação do Cantareira, deveríamos estar em rodízio desde dezembro. Esperou-se pela chuva e ela não veio", afirmou Antonio Carlos Zuffo, professor de engenharia da Unicamp.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: