Folha de S. Paulo


Sem-teto fazem barricadas de fogo da Câmara à Sé, em SP

Um grupo de manifestantes sem-teto, que mais cedo entrou em confronto com a Polícia Militar em frente à Câmara de São Paulo, agora faz barricadas de fogo até a praça da Sé, no centro da cidade. Os policiais detiveram um homem durante a confusão.

Após entrar em confronto com os policiais, os manifestantes foram empurrados até a praça da Sé. No caminho, eles fizeram barricadas de fogo em diversas vias da região central.

Contêineres, cestos de lixo e caixotes de madeira foram os materiais mais incendiados pelo caminho. Após se reagrupar na Sé, eles fizeram uma assembleia com um carro de som.

Um homem foi detido no viaduto Dona Paulina. Policiais militares revistaram a mochila dele, mas não informaram o motivo dele ter sido levado a uma delegacia.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O confronto começou após a informação de que a votação do Plano Diretor, prevista para hoje, seria adiada. O presidente da Câmara, José Américo (PT), afirmou que não haveria condições de votar o projeto hoje porque antes seria necessária a publicação no "Diário Oficial" da aprovação de vereadores em algumas comissões.

A sessão era transmitida ao vivo por um telão e caixas de som do lado de fora da Câmara. As salas das lideranças do PSDB e do PSD foram tiveram vidraças quebradas. A sessão foi interrompida.

O acesso principal da Câmara virou um cenário de guerra. Os manifestantes atearam fogo em pneus e lixeiras na região, no centro da capital paulista. A fumaça invadiu a Câmara e funcionários tiveram dificuldade para respirar.

Policiais militares revidaram com jatos d'água e bombas de gás. Os manifestantes devolveram as bombas e também jogaram pedras grandes contra os PMs e GCMs.

CONFUSÃO

Antes do confronto, a sessão era transmitida ao vivo por um telão e caixas de som do lado de fora da Câmara. As salas das lideranças do PSDB e do PSD foram tiveram vidraças quebradas. A sessão foi interrompida.

Mais cedo, a Câmara fechou as portas para impedir que os manifestantes entrassem na Casa. O grupo havia prometido continuar no local até a votação do texto.

Os sem-teto vêm negociando com o prefeito Fernando Haddad (PT) a construção de moradias para famílias de baixa renda desde o início do mandato.

O Plano Diretor prevê a ampliação da reserva de áreas para Habitação de Interesse Social (HIS) e de Mercado Popular (HMP). O projeto prevê priorizar as habitações destinadas a pessoas de baixa renda.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: