Folha de S. Paulo


Sob forte pressão, comissão da Câmara aprova novo Plano Diretor

Sob forte pressão de movimentos Sem-Teto, o novo Plano Diretor da cidade foi aprovado por unanimidade na Comissão de Política Urbana nesta tarde.

O plano é o conjunto de regras que norteia o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos.

O novo texto amplia as áreas para construção de habitações para a população de baixa renda.

Desde a manhã, movimentos de sem-teto lotam as entradas do plenário para pressionar a votação.

Por volta das 12h50, guardas metropolitanos tiveram que usar spray de pimenta para dispersar um grupo que forçava a entrada.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O texto agora irá para plenário, o que deve ocorrer somente na próxima terça-feira. Isso porque a votação na comissão - que tem sete vereadores - terá que ser publicada no Diário Oficial da Cidade, o que deve ocorrer nesta quinta-feira.

A previsão da gestão Fernando Haddad (PT) é conseguir a votação final do texto até o fim de maio. São necessários 33 dos 55 votos favoráveis para a aprovação.

O plano vai incentivar as construções ao longo dos grandes corredores com infra-estrutura de transporte público e restringir a verticalização no miolo dos bairros.

AEROPORTO

Para garantir a aprovação, a base aliada de Haddad negocia a inclusão de emendas ao projeto. Essas emendas foram colocadas num arquivo separado ao texto e serão discutidas em plenário.

A mais polêmica das sugestões era a que cria um aeroporto para aviões de pequeno porte em Parelheiros, no extremo Sul. A pedido do prefeito Haddad, a emenda foi retirada.

O presidente da comissão, Andrea Matarazzo (PSDB), disse ser contra a emenda e sugere que somente daqui a um ano seja criado um plano aeroviário na cidade.

O projeto tem apoio de vereadores com eleitores na região, mas duramente criticado por ambientalistas –segundo eles, o projeto vai acabar com nascentes e destruir parte da vegetação local.

O Ministério Público Estadual também questiona a ideia do aeroporto na Justiça.


Endereço da página:

Links no texto: