Folha de S. Paulo


Metrô de SP ganha primeira loja de produtos com sua marca

Será aberta nesta quarta-feira (23) a primeira loja de produtos oficiais com estampados com o logotipo e os mapas do Metrô de São Paulo.

Serão vendidos produtos como chinelos, guarda-chuva, capa de Ipad, bolsa, chaveiro, caneca, entre outros.

A loja vai funcionar no mezanino da estação Consolação da linha 2-verde. A venda não será feita pela companhia, mas por uma empresa que licenciou os produtos e vai pagar pelos direitos de uso da marca.

Desde março de 2012 o Metrô criou regras para a exploração de sua marca em produtos comerciais, mas só agora eles ganharão as prateleiras.

O primeiro contrato, válido por um ano, foi fechado com a "Street Closet" e consiste no uso do logotipo, mapa da rede, imagens e ícones arquitetônicos do sistema metroviário.

Artigos de vestuário, escritório, recreação, literários e impressos também poderão ser produzidos.

A estratégia, segundo a companhia, é a mesma usada pelos metrôs de Londres, Nova York, Tóquio e Madri.

"A iniciativa é uma forma de atender aos constantes pedidos de passageiros, turistas e admiradores do sistema sobre trilhos, além de colecionadores, que agora poderão levar uma lembrança para casa", diz a empresa.

Pelas regras, as empresas interessadas precisam se cadastrar e submeter ao Metrô amostras do produto que pretende comercializar. Com a aprovação, a companhia define as quantidades a serem produzidas e o preço de venda.

O pagamento de royalties pelo uso da marca é calculado pela diferença entre o valor de produção e o valor dr venda, sendo 7% quando o design do produto for desenvolvido pela empresa e de 9% quando o design do produto tiver participação criativa do Metrô.

Reprodução/Facebook/Metrô
Metrô de SP lança loja para comercializar produtos com sua marca
Metrô de SP lança loja para comercializar produtos com sua marca

Endereço da página: