Folha de S. Paulo


Nível do sistema Cantareira bate novo recorde e fica abaixo dos 12%

O nível do sistema Cantareira registrou um novo recorde negativo nesta terça-feira (22) operando com 11,9% de sua capacidade total. De acordo com a Sabesp, o volume de água armazenada no manancial ficou abaixo de 12% pela primeira vez na sua história.

O índice é considerado crítico. Por conta da seca, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) divulgou ontem que, a partir de maio, vai cobrar mais de quem aumentar o consumo de água. De acordo com o tucano, a taxa será de 30% sobre o valor da conta de água.

Hoje, o tucano afirmou que a medida seja abusiva. Especialistas criticam a proposta, pois acreditam que ela esbarra na falta de uma legislação específica.

O governador afirmou ainda que não vai aplicar imediatamente o índice autorizado de 5,4% de reajuste na conta de água. Ele também negou caráter eleitoreiro por adiar o aumento.

Alckmin já admitiu a possibilidade de racionamento em São Paulo. A Folha mostrou nas últimas semanas a falta d'água de moradores em diferentes pontos da cidade.

O número de queixas de consumidores sobre o problema também aumentou consideravelmente neste ano.

A Sabesp negou que o racionamento já tenha começado e diz que os casos são pontuais, devido a manobras técnicas, e que está fazendo ajustes para adequar o atendimento à demanda.

A estatal voltou a reiterar a necessidade da população economizar água. Em fevereiro, foi lançada uma campanha para dar bônus de 30% para quem reduzisse o consumo em, no mínimo, 20%.

A estatal diz que o programa foi bem aceito pela população. Até o final de março, 76% dos consumidores reduziram o uso de água, sendo que 37% conseguiram atingir a meta necessária para a bonificação.

COMO ECONOMIZAR ÁGUA

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- evite lavar o carro, se for lavar use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutiliza a água da maquina para lavagem de quintais e calçadas;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba;
- fique atento aos vazamentos internos e conserte-os assim que forem detectados.


Endereço da página:

Links no texto: