Folha de S. Paulo


Começa em maio cobrança de taxa de quem consumir mais água, diz Alckmin

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem (21) em Franca (400 km de SP) que a Sabesp começara no próximo mês a cobrar mais de quem aumentar o consumo de água.

De acordo com o tucano, a taxa será de 30% sobre o valor da conta de água.

O governador afirmou ainda que não vai aplicar imediatamente o índice autorizado de 5,4% de reajuste na conta de água. Ele também negou caráter eleitoreiro por adiar o aumento.

"Isso não tem nada a ver com reeleição", afirmou durante cerimônia de entrega de ambulâncias e anúncio de repasse de recursos financeiros à Santa Casa de Franca. A Sabesp foi autorizada na sexta-feira (18) pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo) a reajustar a tarifa em 5,4%, índice calculado com base na inflação.

Apesar disso, a Sabesp afirmou, em comunicado a acionistas, que decidiu prorrogar o reajuste até, no máximo, o final de dezembro.

A crise no abastecimento da Grande São Paulo tem sido explorada por adversários políticos do governador, que é pré-candidato à reeleição. O sistema Cantareira, conjunto de represas que abastece 8 milhões de pessoas na região, está com 12% de sua capacidade -o mais baixo da história, situação considerada crítica.

O governador chegou a admitir o racionamento como uma possibilidade, mas nenhuma medida do tipo foi adotada até o momento.

"Se for necessário será feito [o racionamento]", disse. "Esse é um monitoramento que é feito dia a dia pela Secretaria de Recursos Hídricos e pela Sabesp."

Segundo afirmou Alckmin, a Sabesp reajustou o preço da tarifa de água há seis meses, em novembro, e esse tipo de revisão é feito anualmente. "A empresa decide o momento em que a revisão deve ser aplicada", disse.

RIO GRANDE

O governador também afirmou que regiões da Grande São Paulo hoje abastecidas pelo sistema Cantareira terão o fornecimento de água feito pelo sistema do rio Grande.

A operação deve ser realizada "em alguns meses", segundo o governador. O sistema Rio Grande fica em um braço da represa Billings e abastece as cidades de Diadema, São Bernardo do Campo e parte de Santo André.

Este será o terceiro sistema de abastecimento a verter água para regiões antes abastecidas pelo Cantareira. Com a falta de chuvas no início do ano, a Sabesp passou a captar água para bairros da capital nos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga.

Alckmin também citou dados da Sabesp, divulgados no final de março, que mostram que 76% da população atendida pelo sistema Cantareira reduziu o consumo de água depois de implantado o sistema de desconto na conta para quem economizasse.

O governo concedeu 30% de desconto para quem reduziu o consumo em 20%. Segundo a Sabesp, a meta foi atingida por 37% dos consumidores. Outros 39% reduziram o consumo, mas não atingiram o índice necessário para ter o desconto.

"O bônus deu um excelente resultado. Por isso não precisou ser feito o racionamento, nem nenhuma outra medida. A população deu uma grande colaboração."


Endereço da página: