Folha de S. Paulo


Moradores incendeiam ônibus em protesto contra falta d'água em SP

Um grupo de moradores do Tremembé, na zona norte de São Paulo, incendiou um ônibus municipal e interditou por cerca de duas horas a avenida Coronel Sezefredo Fagundes em protesto contra a falta de água na região.

Segundo a Polícia Militar, o protesto começou por volta das 18h, quando manifestantes atearam fogo num ônibus da linha Jardim Cachoeira na avenida.

A manifestação ganhou adeptos e houve tumulto. Cerca de 200 pessoas participaram do ato, segundo policiais que estavam no local.

Às 20h, o protesto já havia terminado e o incêndio, controlado pelo Corpo de Bombeiros. Os manifestantes se dissiparam e ninguém foi preso, de acordo com a PM.

Moradora da região, a comerciante Solange Morais, 39, afirma que no Tremembé falta água "dia sim, dia não"."Agora, virou regra: todo fim de semana falta água."

A inspetora Tereza Ferreira, 40, diz que o abastecimento de água é um problema antigo do bairro. "Há quatro anos, temos cortes no fornecimento de água, que pioraram neste ano. Quando ligamos para a Sabesp, dizem que não há problemas na rede", afirma.

A Sabesp afirma que não constatou reclamações de falta d'água na área onde houve o protesto, nas imediações da avenida Coronel Sezefredo Fagundes.

SEGUNDO DO DIA

Esse é o segundo protesto só nesta segunda-feira (21) contra a falta d'água na zona norte paulistana. À tarde, moradores do bairro Cachoeira bloquearam a Fernão Dias na altura do km 77, pelo mesmo motivo.

No último mês, reclamações referentes a interrupções no fornecimento de água têm se multiplicado na capital paulista.

A Sabesp vem reduzindo a pressão na água distribuída a algumas áreas da cidade, principalmente à noite. Questionada na última semana, a companhia afirma que a medida é resultado de manobras técnicas para remanejar água entre as represas, e não de um racionamento.


Endereço da página:

Links no texto: