Folha de S. Paulo


Nível do Cantareira volta a cair e atinge 12% de sua capacidade em SP

O nível do sistema Cantareira voltou a cair nesta segunda-feira (21). De acordo com o relatório diário da Sabesp, o volume de água armazenada no manancial representava 12% da sua capacidade total.

A falta de chuvas no final de semana fez com que o nível do Cantareira reduzisse a quantidade de água armazenada em 0,2 ponto percentual de sexta-feira até hoje. O índice é considerado crítico e o mais baixo das últimas décadas.

Por conta da seca, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já admitiu a possibilidade de racionamento em São Paulo. A Folha mostrou nas últimas semanas a falta d'água de moradores em diferentes pontos da cidade.

O número de queixas de consumidores sobre o problema também aumentou consideravelmente neste ano.

A Sabesp negou que o racionamento já tenha começado e diz que os casos são pontuais, devido a manobras técnicas, e que está fazendo ajustes finos para adequar o atendimento à demanda.

A Sabesp voltou a reiterar a necessidade da população economizar água. Em fevereiro, foi lançada uma campanha para dar bônus de 30% para quem reduzisse o consumo em, no mínimo, 20%.

A estatal diz que o programa foi bem aceito pela população. Até o final de março, 76% dos consumidores reduziram o uso de água, sendo que 37% conseguiram atingir a meta necessária para a bonificação.

MULTA POR DESPERDÍCIO

Na última quinta-feira, o secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, declarou, em entrevista à rádio CBN, que o governo do Estado estuda criar um programa que pode aplicar uma taxa para quem aumentar o consumo de água.

A política seria o ônus da programa de premiação promovido pela Sabesp que dá um desconto de 30% para quem economizar até 20% de água. A previsão é de que o programa entre em vigor até junho deste ano.

PICUINHA POLÍTICA

Ainda na última quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin disse que não fará "picuinha política" com a crise no abastecimento que afeta a Grande São Paulo.

A afirmação foi uma resposta a declaração do secretário de Governo da prefeitura da capital, Chico Macena, que ontem afirmou que São Paulo já enfrenta um rodízio noturno de água e disse que "é preciso transparência" por parte da Sabesp para que a população seja avisada antes.

COMO ECONOMIZAR ÁGUA

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- evite lavar o carro, se for lavar use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutiliza a água da maquina para lavagem de quintais e calçadas;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba;
- fique atento aos vazamentos internos e conserte-os assim que forem detectados.


Endereço da página:

Links no texto: