Folha de S. Paulo


Secretário de Haddad diz que Sabesp faz rodízio noturno de água

O secretário de Governo da gestão Haddad, Chico Macena, afirmou nesta quarta-feira (16) que foi comunicado pela Sabesp na última segunda-feira (14) sobre a redução da pressão da água fornecida na cidade durante a madrugada, conforme antecipou o jornal "O Estado de S. Paulo" na edição de hoje.

De acordo com Macena, a cidade já enfrenta um racionamento de água. A Sabesp, no entanto, ainda não admitiu oficialmente que esse rodízio ocorra.

O secretário disse que ao ser informado de que alguns imóveis poderiam ficar sem água, decidiu enviar comunicados para alertar hospitais, postos de saúde e escolas sobre o problema no abastecimento.

Macena disse ainda que a medida é "inteligente do ponto de vista técnico, mas que é preciso transparência por parte da Sabesp" para que todos sejam avisados com antecedência.

Segundo "O Estado de S. Paulo", a redução na pressão é de 75%. "É uma manobra que tira da rede, da 0h às 5h, água dos lugares mais altos. Então o que fizemos, nós avisamos toda a rede pública, hospitais, postos de saúde para se prevenirem sabendo que, durante a madrugada, está tendo um racionamento de água na cidade", disse Macena.

A Sabesp voltou a dizer hoje que não há racionamento, rodízio ou restrição de consumo em nenhum dos municípios. "A adequação da pressão é uma medida necessária para atender manobras técnicas como o remanejamento dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para o Cantareira", diz nota enviada pela companhia de saneamento básico.

"Em relação à pressão, a Sabesp segue a Norma Técnica NBR 12.218/94 da ABNT (que regula a distribuição de água para abastecimento público), segundo a qual a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa e a pressão dinâmica mínima de 100 kPa, ou seja 10 MCA. Sendo assim, a Sabesp reafirma que fornece água ininterruptamente para todos os municípios que atende, dentro do que exige a norma técnica", disse a nota da empresa.

A Folha mostrou no último domingo relatos de falta d'água de moradores em diferentes pontos da cidade. O número de queixas de consumidores sobre o problema também aumentou consideravelmente neste ano.

A Sabesp disse que os casos mostrados na reportagem são pontuais, devido a manobras técnicas, e que está fazendo ajustes finos para adequar o atendimento à demanda.

NÍVEL DO RESERVATÓRIO

As chuvas que atingiram ontem (15) São Paulo na divisa com o sul de Minas Gerais fizeram elevar um pouco o nível do reservatório do sistema Cantareira. De acordo com a Sabesp, foi registrado um aumento de 0,3 e agora o sistema opera com 12,3% de sua capacidade, um índice ainda considerado crítico.

A Sabesp diz que a média de chuva neste mês de abril está em 83,6 mm, prestes a alcançar a média histórica do mês, que é de 89,3 mm. A estatal divulgou ainda que essa é a segunda vez em poucos dias que o Cantareira apresenta leve recuperação. No domingo (13), o nível foi de 12,1%, o que representava um aumento de 0,1%.


Endereço da página:

Links no texto: