Folha de S. Paulo


Em queda, reservatório do sistema Cantareira atinge 12% da capacidade

O reservatório de água do Sistema Cantareira, o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, registra 12% de sua capacidade total neste sábado (12). Esse é o nível mais baixo desde a sua inauguração há 39 anos.

A Sabesp e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que descartavam um racionamento, admitiram a possibilidade nesta semana.

Projeções da Sabesp sobre a adoção de um racionamento na Grande São Paulo apontam que a maioria da população ficaria no mínimo dois dias seguidos sem água para cada dia de abastecimento.

Em razão da topografia, regiões mais altas e periféricas poderiam ficar com suas torneiras secas por até cinco dias consecutivos, dada a complexidade da operação para ligar e religar os sistemas de adutoras e tubulações.

O próprio diretor da Sabesp Paulo Massato afirmou à Folha em março que um eventual rodízio "é uma operação de guerra".

Segundo ele, o risco de rompimento de tubulação, quando a água é religada após alguns dias sem ser usada, por exemplo, aumenta de forma considerável.

Dirigentes da empresa ouvidos pela reportagem afirmam que seria impossível garantir que as 8,8 milhões de pessoas que são abastecidas pelo Cantareira na região metropolitana de SP sofreriam as mesmas consequências no caso de haver racionamento.

Em alta desde outubro, o número de reclamações contra a Sabesp por falta de água bateu recorde em 2014 no Estado de São Paulo -em janeiro, foram 212 queixas, o índice mais alto registrado no período de um ano.

Os dados são da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia). Somadas às 143 reclamações de fevereiro, a insatisfação com abastecimento mais que dobrou em relação ao primeiro bimestre de 2013.

Na quinta-feira (10), a Polícia Civil prendeu dois homens sob suspeita de furtar água na Grande São Paulo. Um deles é dono de uma churrascaria e o outro de sete pensões.

O dono de uma fábrica de gelo em Taboão da Serra (Grande SP) também é investigado por furtar até R$ 13 mil por mês em contas de água nos últimos anos.


Endereço da página:

Links no texto: