Folha de S. Paulo


Com data antecipada, Parada Gay vai pedir criminalização da homofobia

A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT) divulgou nesta quinta-feira o tema da 18ª edição da Parada Gay, que acontecerá em 4 de maio, em São Paulo.

O evento, que costuma acontecer tradicionalmente em junho, foi antecipado por causa da Copa. "Fizemos a mudança pensando nas pessoas que vêm de fora, porque as tarifas aéreas e de hotéis ficarão muito mais altas na época da Copa", disse Fernando Quaresma, presidente da associação.

O tema da Parada Gay deste ano será "País vencedor é país sem homolesbotransfobia: Chega de mortes! Criminalização já!". Segundo organizadores, é um protesto contra a violência homofóbica e pede agilidade na tramitação do projeto de lei 122 de 2006, que criminaliza a homofobia.

"O Senado enterrou o PLC 122, que foi tirado da pauta de votação sem explicações aceitáveis", disse Quaresma, durante coletiva de imprensa na tarde de hoje.

SEGURANÇA

A prefeitura informou que 23 câmeras da CET farão a segurança na área do trajeto dos 20 trios elétricos que sairão da avenida Paulista até a igreja da Consolação.

Uma sala de monitoramento será alugada em um prédio nas imediações do evento. A prefeitura não revelou o local exato por questões de segurança.

A sala de monitoramento é novidade este ano. Em 2013, apenas duas bases móveis da PM -uma em frente ao Parque Trianon e outra no recuo do cemitério da Consolação- cuidaram do monitoramento. As bases também serão utilizadas este ano.

Além disso, cerca de 4.000 homens da PM e GCM (Guarda Civil Metropolitana) atuarão no evento.

INVESTIMENTOS

Cerca de R$ 3 milhões são investidos na Parada Gay deste ano - R$ 2 milhões saem dos cofres da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, segundo Phamela Godoy, coordenadora adjunta de políticas LGBT.

O resto do dinheiro vem dos patrocinadores, entre eles Petrobras, Caixa Econômica Federal, governos estadual e federal e Netflix, que estreia este ano como patrocinadora.

Os cantores Wanessa Camargo e Pedro Lima farão o show de encerramento na noite do dia 4, na praça da República.


Endereço da página: