Folha de S. Paulo


'Presos se mataram por causa de droga', diz coronel sobre Carandiru

O coronel reformado Edson Faroro, 67, que era comandante do 2º Batalhão de Choque quando ocorreu o massacre do Carandiru, disse considerar injustas as condenações dos PMs porque foram os próprios presos os responsáveis pela maioria das 111 mortes.

Faroro, que foi absolvido da acusação de lesão corporal anos atrás, disse que a entrada da PM foi necessária e autorizada pelo então governador Luiz Antonio Fleury Filho.

"Lamento que o coronel Faroro tenha falado isso, porque não corresponde com a verdade. Isso está mais do que demonstrado", disse o ex-governador.

*

Folha - Como o senhor vê essas condenações?
Edson Faroro - Estão falando um tanto de besteira, filho. Que a polícia matou tudo aquilo. Mentira. Quando nós entramos, os caras tinham se matado.

E sabe por que eles mataram? Por causa de droga, filho. Distribuição de drogas. Não foi a polícia que matou isso tudo. A polícia matou muito pouco. Foi realmente troca de tiro.

Eles se matavam e jogavam os corpos todos nas escadarias. A escadaria não dava para passar, a não ser em cima dos caras.

A polícia agiu muito bem. Eu entrei com um soldado me protegendo com um escudo à prova de bala e tomei quatro tiros vindos de cima, companheiro. Arrependo-me de não ter guardado o escudo. Devia ter guardado.

A entrada foi necessária?
Nós não entramos de graça. Precisava da autorização do governador para entrar. O governador era o Fleury. Ele autorizou. Ele estava no interior, inclusive, mas ele autorizou a entrada.

Por que os jurados não viram dessa forma?
Uma que faz muito tempo. Outra, que os caras não conhecem o troço. Vai lá dentro. Vai lá visitar.

O senhor acha que é injustiça os policiais irem para a prisão por essas mortes?
Completamente. O que os caras [presos] mataram entre eles é brincadeira. Vai em qualquer cadeia. Vai hoje lá que você vai ver. A grande briga é pelo tóxico.

Acredita que as condenações podem ser revertidas no Tribunal de Justiça?
Acho sim. Tem fotografia. Não é criação da cabeça de polícia isso. Polícia não tem condição de criar um negócio desse tamanho. Criar algo para ela sair fora. Besteira. Polícia não sai fora. Eles sabem o que eles fizeram.

Eles quem?
Os presos. Eles se mataram por causa de tóxico.


Endereço da página: