Folha de S. Paulo


Ary Albano (1928-2014) - Fundou o Defenda São Paulo

A família de Ary sabia que logo de manhã cedo corria o risco de ser acordada pelo pai, que estaria trabalhando.

O arquiteto e urbanista estaria ao telefone discutindo projetos urbanísticos para a cidade de São Paulo ou pendurado no telhado, limpando uma calha de sua casa no pé da Serra da Cantareira, no Tremembé.

Formado em uma das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ary dificilmente era visto descansando.
A partir dos anos 50, passou pelas secretarias do Verde e de Habitação da prefeitura. Na gestão pública, esteve envolvido na discussão, por exemplo, do trajeto do hoje chamado Rodoanel.

Na época fez intensa militância para que a futura via não passasse em áreas de manancial, diminuindo ao máximo seu impacto ambiental.

Combateu também o loteamento ilegal em áreas de preservação ambiental. Era ainda figura certa em audiências públicas sobre urbanismo.

Como se não bastasse a intensa atividade como funcionário público, foi um dos principais fundadores do Movimento Defenda São Paulo, referência na discussão sobre urbanismo na cidade.

Segundo seu único filho, Mauro, era um homem incansável, "daqueles que prefere estar em um canteiro de obra a estar em uma obra concluída, sempre pronto para mais uma briga".

Morreu no dia 28, aos 85 anos, vítima de uma parada cardíaca. Estava internado desde dezembro, após sofrer um AVC e uma infecção pulmonar. Deixa a viúva Anna Carmelita, um filho e dois netos de três meses de idade.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página: