Folha de S. Paulo


Procon-RJ manda recolher ovo de páscoa Bis Xtra + por incitar bullying

O Procon do Rio de Janeiro informou na tarde desta quarta-feira que retirou das prateleiras de supermercados e lojas de departamento ovos de páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta. De acordo com o órgão, o produto incita crianças e adolescentes à prática de bullying.

O ovo contém a frase "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo". Entre as expressões divulgadas estão "nerd", "morto de fome" e "nervosinho".

O Procon também instaurou um processo administrativo contra a fabricante do ovo, a Mondelez Brasil, para suspensão da comercialização dele.

Em nota, o órgão diz que "em épocas nas quais as questões relativas ao bullying estão sendo discutidas é inadmissível que um produto direcionado a crianças e adolescentes incite qualquer tipo de violência (como no caso, a verbal) entre eles".

O processo foi aberto a partir de notícia veiculada em jornais e protestos nas redes sociais. Segundo o Procon, os gerentes dos estabelecimentos que forem visitados pelos fiscais ficam responsáveis por informar a todas as filiais da rede em que trabalham sobre a suspensão da venda do produto.

"O processo determina que as vendas do ovo Bis Xtra + Chocolate estejam suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying", afirma o órgão.

"A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção", diz a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Também em nota, a Mondelez Brasil afirmou que não foi notificada pelo Procon-RJ, até agora, de qualquer questionamento oficial envolvendo o ovo de Páscoa Bis Xtra e, por esse motivo, não comenta o caso.


Endereço da página:

Links no texto: