Folha de S. Paulo


Após atingir meta, governo lança edital para Mais Médicos

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (1) um novo edital para a contratação de mais profissionais para o Mais Médicos, que já atingiu a meta prevista para o programa no mês passado.

Com a participação de um último grupo de 4.000 cubanos, além da adesão individual de outros 396 médicos, o governo chegou ao número de 13.821 profissionais, superando o alvo de 13 mil participantes.

Agora, um novo ciclo de seleção foi aberto, com foco específico para atuação em pouco mais de 300 municípios brasileiros - a lista foi publicada no "Diário Oficial da União". A maioria das cidades ainda não aderiu ao programa Mais Médicos.

Esses municípios foram pré-selecionados pelo Ministério da Saúde por reunirem três fatores: possuem equipes de saúde da família credenciadas, mas não implantadas; não receberam médicos do Provab em três chamadas do programa (que prevê a fixação do médico em cidades carentes em troca de bônus na prova de residência); e estão em situação de vulnerabilidade.

A inscrição dos médicos deve ser feita até esta quinta-feira, segundo o edital. Os municípios têm até o fim da semana para participarem deste 5º ciclo do projeto. De acordo com o edital, "somente serão alocadas as vagas no limite de seis médicos por município" - o que corresponde a cerca de 1.800 novos profissionais.

Na tarde de hoje, o ministro Arthur Chioro (Saúde) fará uma coletiva para detalhar essa nova etapa do programa.


Endereço da página: