Folha de S. Paulo


Maré recebe mutirão após ocupação; 140 t de lixo foram removidos

Ainda sob o efeito da ocupação de forças policiais do Estado no último domingo (30), o Complexo da Maré, zona norte do Rio, recebeu um mutirão de serviços. Até o início da tarde desta segunda (31), foram recolhidas 140 toneladas de resíduos, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

A força-tarefa conta com cerca de 500 homens da Coordenadoria Geral de Conservação, Comlurb, Rioluz e Defesa Civil. Em nota, a Prefeitura informa que as equipes de garis receberam o apoio de dez caminhões basculantes, três pás mecânicas e duas caçambas de 30 metros cúbicos, além dos equipamentos de rotina utilizados nas unidades operacionais.

A Comlurb afirma que foram instaladas diversas papeleiras para lixo na Praça da Ciclovia e, ao longo do dia, outras localidades também receberão novos equipamentos.

Ainda conforme a companhia, duas unidades operacionais se encontram instaladas no interior do complexo: na Vila Olímpica da Maré e no Piscinão de Ramos.

Para o atendimento são utilizados regularmente sete caminhões compactadores para coleta de lixo diária, feita de segunda a sábado, a partir das 7h, quatro caminhões basculantes e pá mecânica para remoção de lixo público e entulho, cinco caixas compactadoras, nove microtratores para coleta de lixo, seis caixas metálicas, além de trator que realiza limpeza mecanizada diária da areia do Piscinão de Ramos.

A CGC (Coordenadoria Geral de Conservação) explica que atua na limpeza manual e mecânica de sistema de drenagem, recuperação de trechos da pavimentação asfáltica, remoção de quebra-molas irregulares e substituição de tampões.

As equipes contaram com apoio de 13 caminhões entre conjugados, retroescavadeiras e rolos compactadores.

O restabelecimento e reparos no sistema de iluminação pública é responsabilidade da Rioluz. As equipes normalizaram 69 pontos de iluminação, apagando as lâmpadas acesas durante o dia e as que permaneciam apagadas à noite, além da substituição de 120 metros de rede elétrica, execução de 35 serviços gerais e implantação de projetores.

Os serviços tiveram o apoio de 22 veículos entre kombis, caminhões cesto aéreo e carros.

A prefeitura garante que a força-tarefa continua ao longo do dia.


Endereço da página:

Links no texto: