Folha de S. Paulo


Novo Plano Diretor transforma Nova Palestina em área para moradia popular

O novo texto do Plano Diretor prevê que e região onde está a ocupação Nova Palestina, no Jardim Ângela (zona sul), se transforme numa ZEI (zona especial de interesse social), para a construção de habitações de interesse social.

A informação foi confirmada pela equipe técnica do vereador Nabil Bonduki, que fez diversas reuniões com movimentos de moradia. Os sem-teto se reuniram na tarde desta quarta-feira com a presidência da Câmara.

No texto final do plano, a Nova Palestina foi incluída como área de interesse social. Com a mudança, 700 mil m2 da área serão destinados a parque e 300 mil m2 vão virar habitação. No mapa de Zeis válido hoje, a Nova Palestina não estava incluída.

A região é uma área de proteção ambiental e, segundo alguns vereadores, não deveria receber habitação. O maior crítico da medida é o vereador Gilberto Natalini (PV). Para ele, a área deve ser mantida como um parque, conforme decreto vigente. Segundo Natalini, a região tem 50 nascentes.

"Ali há 2,2 milhões de área verde, com mata atlântica nativa. A área é lindeira à represa Guarapiranga. Foi muita luta para reservar para um parque para proteger a represa, que serve água para 4 milhões de pessoas na zona sul. Qualquer ocupação ali compromete o abastecimento", disse Natalini.

O vereador diz ser favorável a uma medida para assentar os moradores da Nova Palestina. "Sou a favor do movimento, mas eles têm que entender que isso deve ocorrer em outra área", disse.

HADDAD

O prefeito Fernando Haddad (PT) já havia afirmado hoje que a área da Nova Palestina poderia ser destinado a moradia popular. A afirmação foi feita em um carro de som usado por sem-teto que manifestavam no viaduto do Chá, na frente da prefeitura.

Haddad também disse que irá suspender o processo de reintegração da ocupação Dona Deda, no Campo Limpo (zona sul). A ocupação fica em terreno do município.

Antes de chegar ao viaduto do Chá, os cerca de 3.000 manifestantes (segundo estimativa da PM) já tinham feito uma passeata desde o largo da Batata (na zona sul), passando pela Rebouças e pela rua da Consolação. O movimento estima que o total de manifestantes pode ter chegado a 10 mil.


Endereço da página:

Links no texto: