Folha de S. Paulo


Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda do Metrô

Em meio a uma onda de casos de assédio contra mulheres no transporte público, uma propaganda do Metrô de São Paulo diz que vagões lotados têm seu lado positivo: a possibilidade de "xavecar a mulherada".

Esse é o tom de uma peça publicitária veiculada na rádio Transamérica. A peça aponta o "xaveco" em vagões lotados da empresa como uma compensação pelo aperto diário.

O texto transmitido em um programa esportivo na semana passada enumera uma série de obras realizadas pelo Metrô e pondera que em alguns momentos os vagões ficam lotados, o que seria algo comum em outras metrópoles do mundo. O narrador, que é um radialista da Transamérica conhecido pelo personagem Gavião, diz que gosta de vagões lotados pois pode "xavecar a mulherada".

"Pra falar a verdade, eu até gosto do trem lotado. É bom para xavecar a mulherada, né, mano. Foi assim que eu conheci a Giscreuza."

Ouça abaixo:

Ouça

No meio da tarde, o Metrô divulgou nota classificando a propaganda de inapropriada e dizendo que assim que soube de seu conteúdo, na semana passada, pediu a sua suspensão. O Metrô afirma ter contratado uma vinheta publicitária ao-vivo com um texto como base, mas com espaço para improvisações. Segundo a empresa, os radialistas fugiram do tema proposto.

Danilo Verpa - 14.mar.12/Folhapress
Inserção publicitária do Metrô diz que vagão lotado é bom para
Inserção publicitária do Metrô diz que vagão lotado é bom para "xavecar"

A Radio Transamérica declarou em nota, que o personagem "Gavião" é caricato e humorístico e que a peça publicitária narrada por ele tem o intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis do transporte coletivo.

"Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual.(...)Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente."

Dois deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo entraram com uma representação no Ministério Público contra o governo do Estado pedindo a instauração de um inquérito para se apurar as responsabilidades. O pedido faz menção aos recentes casos de assédio no transporte público de São Paulo.

Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista), só neste ano foram encaminhados à delegacia 29 homens por assédio dentro dos trens e estações da CPTM e do Metrô. Dois deles foram acusados por estupro e o restante por importunação ofensiva ao pudor.


Endereço da página:

Links no texto: