Folha de S. Paulo


Bombeiros combatem novo incêndio no Memorial da América Latina

Quatro meses depois de um incêndio que devastou o auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, o Corpo de Bombeiros voltou a ser acionado para combater um princípio de incêndio no local.

Segundo os bombeiros, apenas um carro da corporação foi destacado para a operação que extinguiu o fogo por volta das 14h.

Alice Vergueiro/Futura Press/Folhapress
No início da tarde, bombeiros foram chamados para combater um novo incêndio no auditório do Memorial
No início da tarde, bombeiros foram chamados para combater um novo incêndio no auditório do Memorial

A assessoria de imprensa do Memorial informou que operários trabalhavam com um maçarico enquanto desmontavam um andaime dentro do auditório. Ainda segundo o Memorial, uma fagulha provocada pelo maçarico atingiu o material de isolamento de um ar-condicionado no local, dando início a um pequeno incêndio. Não houve feridos.

O IPT que prepara um laudo que determinará as diretrizes da reforma do auditório, declarou que o andaime seria usado para que uma equipe de 15 técnicos avaliasse o teto do local. O procedimento contaria inclusive com um radar de penetração no solo.

O Memorial informa que o incidente de hoje não atrasará a reforma do auditório.

PRIMEIRO INCÊNDIO

O incêndio de novembro demorou cerca de 15 horas para ser contido. Foram consumidos pelas chamas cadeiras, carpetes, forrações acústicas e o palco. Uma tapeçaria, desenhada por Tomie Ohtake, também foi totalmente destruída. Por causa do calor, parte das vidraças também estourou.

Não havia ninguém no local no momento do incidente e nenhum evento tinha sido programado para o dia. Entretanto, ao menos 25 bombeiros deram entrada em hospitais por intoxicação ou queimaduras internas por inalação de fumaça.


Endereço da página: