Folha de S. Paulo


Governo federal pede análise sobre captação de água de rio federal para SP

O governo federal determinou à ANA (Agência Nacional das Águas) que analise a captação de água da bacia do rio federal Paraíba do Sul para o sistema Cantareira, conforme pedido feito na terça-feira (18) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Alckmin esteve ontem no Palácio do Planalto para uma reunião com a presidente, a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e dirigentes da Sabesp e da ANA (Agência Nacional de Águas) –a esta última cabe autorizar formalmente a operação.

No projeto proposto à agência, o governo do Estado utilizaria a água do rio federal somente quando o nível do sistema Cantareira estiver abaixo de 35% (hoje está em 14,7%), como é o caso deste período de estiagem.

Editoria de Arte/Folhapress

"O governador fez uma avaliação da situação, mostrou a estratégia de trabalho e a presidenta pediu que nós da área técnica avaliássemos os números e o que é viável, e também a necessidade de conversar com Minas Gerais e Rio de Janeiro, pois estamos falando da Bacia da Paraíba do Sul", disse nesta quarta-feira (19) a ministra Izabella Teixeira.

Segundo ela, Alckmin afirmou que o impacto aos outros Estados não é expressivo e que não afetaria o Rio de Janeiro. "Ele vai apresentar os estudos para a ANA e vamos avaliar", disse a ministra.

O Paraíba do Sul é interestadual. Hoje, ele é responsável pelo abastecimento de 15 milhões de pessoas. Só no Rio de Janeiro, incluindo a capital, são cerca de 10 milhões.

Do ponto de vista técnico, o uso de suas águas no abastecimento da Grande São Paulo é discutido há mais de cinco anos. Há, inclusive, um projeto de lei na Assembleia paulista sobre o tema.

A proposta nunca saiu do papel porque a transposição para as represas do Cantareira sempre enfrentou resistências de técnicos do Rio.


Endereço da página: