Folha de S. Paulo


Alckmin pedirá licença para aumentar fluxo de água para o Cantareira

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entrará com pedido de licença ambiental para bombear água da represa de Igaratá, na bacia do rio Paraíba do Sul, para a represa Atibainha, no sistema Cantareira.

Se construída, a ligação poderá desviar cinco metros cúbicos de água por segundo do rio Jaguari (afluente do Paraíba do Sul) para o Cantareira, principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, que está em crise.

Por se tratar de um rio interestadual, a interligação entre as represas ainda precisa ser aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e por dois órgãos federais: a ANA (Agência Nacional de Águas) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo o governo, seria construída uma estação elevatória, uma adutora e um túnel entre elas, no valor de R$ 500 milhões.

Na última terça (18), Alckmin foi a Brasília pedir à presidente Dilma Rousseff (PT) autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul e despejá-la no sistema Cantareira, que vem operando no nível mais baixo de sua história, em torno dos 15%.


Endereço da página: