Folha de S. Paulo


Câmara aprova projeto de Haddad para a criação de corredores de ônibus

A Câmara de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira (18) o projeto do prefeito Fernando Haddad (PT) que permite a construção de corredores de ônibus na cidade. Após pressão de comerciantes e moradores, porém, os vereadores retiraram um dos corredores do texto, que estava previsto na avenida Nossa Senhora do Sabará, na zona sul.

O projeto de Haddad, que ainda irá a segunda votação, foi avalizado por 36 parlamentares –dez foram contra–, que agora discutirão mudanças no texto para acalmar moradores de vários bairros da cidade que são contra. Assim como associações de bairros da região da Sabará, eles temem que seus imóveis sejam desapropriados e tenham que deixar suas casas ou mudar seus estabelecimentos comerciais.

A Folha mostrou hoje que os movimentos contrários aos corredores querem barrar, no total, 78 km de vias, pouco mais da metade dos 150 km prometidos por Haddad. Esses grupos lotaram o plenário nas últimas semanas para tentar impedir a votação do projeto, obrigando a gestão Haddad a recuar.

Nesta tarde, eles voltaram a encher a Casa. A pressão dessas entidades fez a gestão Haddad abrir negociação com os grupos, caso da Sabará. A plateia aplaudiu a emenda que vetou o corredor Sabará –46 vereadores foram a favor e nenhum contra.

Vereadores de partidos que vêm votando a favor de projetos de Haddad, como PTB, PP e PMDB, mantiveram-se como aliados. O PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab também votou a favor. O líder do partido, que disse antes da votação que seria contra, mudou no final e votou a favor.

"Somos a favor dos corredores, mas defendemos discussões com a sociedade. Como há esse compromisso de discutir as alterações para a segunda votação, aceitamos", disse José Police Neto.

PROJETO FATIADO

A oposição tentou barrar a votação, porém, sem sucesso, votou contra o texto –foram contra os oito do PSDB, Gilberto Natalini (PV) e Ricardo Young (PPS).

"O problema é querer aprovar 150 km de corredores de uma vez. Vai causar uma convulsão na cidade. Sugerimos que o governo fatie o projeto", disse o líder da oposição, Floriano Pesaro (PSDB), que apresentou um outro texto, que prevê menos da metade dos corredores previstos por Haddad. O texto tucano foi rechaçado pela Câmara.

"Além disso, não há recursos para bancar esse projeto, vai causar prejuízos", afirmou Andrea Matarazzo (PSDB).

O vereador Nabil Bonduki (PT) defendeu o projeto e disse que podem haver discussões para alguns ajustes. "Os corredores têm que ser feitos, o que pode ocorrer são correções em função de questões locais", disse.

Segundo ele, os corredores estão de acordo com o plano diretor da cidade. "A concepção do projeto é estabelecer uma reserva de terrenos para a construção dos corredores futuramente, para uma política de transporte público na cidade", disse.


Endereço da página:

Links no texto: