Folha de S. Paulo


Maiores de 60 anos terão ônibus de graça a partir desta 2ª em SP

A partir desta segunda-feira (17), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos terão gratuidade no transporte público de ônibus na cidade de São Paulo. No Estado, a lei já é valida desde o começo do ano.

A medida atinge principalmente os homens, pois antes o benefício só era concedido aqueles que tinham idade igual ou superior a 65 anos. As mulheres de 60 ou mais anos já podiam andar gratuitamente nos coletivos antes da medida.

Ao menos 39 mil homens nesta faixa etária passam a ser beneficiados. Com a ampliação do benefício da gratuidade aos idosos, a Secretaria Municipal de Transportes estima que o subsídio ao sistema terá acréscimo de aproximadamente R$ 57 milhões este ano.

De acordo com a prefeitura, para ter direito ao benefício, o idoso precisa apresentar um documento com foto comprovando a idade nos ônibus, ou fazer a inscrição para receber em casa o cartão do Bilhete Único Especial-Idoso, que será emitido em até 20 dias e enviado pelos Correios.

Para requisitar o cartão é necessário comparecer a um posto de atendimento a idosos da SPTrans com RG (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia) para realização do cadastro. A foto para o cartão é feita no local, sem custo.

A relação de postos está disponível no site da SPTrans. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Endereço da página:

Links no texto: